Artigos

Conteúdos da Newmark

O perfil do advogado gestor

 

Indiferença entre gestor e líder

  • O bom gestor

  • O bom líder

  • As características do bom gestor e do bom líder fundamentais para o advogado gestor

  • Muitos já possuem características inatas

  • Outras características podem ser desenvolvidas

advogado-gestor.jpg

Para aprofundar: solicite BIBLIOTECA: Resenha de capítulo do livro Managing de Henry Mintzberg, artigos do especialista canadense.

Durante 29 dias, o professor doutor canadense da McGill University, Henry Mintzerberg, acompanhou alguns dias de trabalho de 8 gestores, homens, mulheres, de diferentes faixas etárias e de diferentes segmentos organizacionais, instituições públicas, privadas e do terceiro setor. O trabalho deu origem a um de seus best sellers, o livro Managing, Desvendando o Dia a Dia da Gestão, publicado pela primeira vez em 2010 no Brasil.

Entre tantas contribuições, Henry trouxe a desmitificação de alguns paradigamas da administração teórica. Defendeu que a visão romântica das imagens populares da gestão ( o maestro sobre o pódio, os executivos em escrivaninhas, ambientes ordenados, lista de tarefas cuidadosamente controladas) não geram uma percepção empática dos gestores e prejudicam a compreensão do dia a dia real da gestão. Para ele, é mister alinhar a "realidade escondida com a imagem explícita"em prol do aprendizado baseado na prática.

Outro assunto abordado e defendido pelo professor é a indiferença entre gestão e liderança. "O que você acharia de ser gerenciado por uma pessoa que não lidera?" Ou o inverso "Que tal ser liderado por alguém que não gerencia?" São perguntas pertinentes que fazem qualquer um refletir: vale a pena o esforço de alguns autores em diferenciar o que é ser um líder e o que é ser um gestor? O bom líder é aquele que gerencia de forma eficiente e eficaz, que atinge resultados de forma consistente, trabalhando com sua equipe para alcançar as metas planejadas. Portanto, o bom líder é também um bom gestor. Não há como conduzir equipes, pelo menos de forma sustentável, por um longo tempo sem a capacidade de motivar em torno do mesmo propósito.

Sendo assim, na condição de líder de uma organização, de um grupo empresarial de profissionais reunidos em torno de um objetivo, ou seja, do atendimento de demandas do mercado, todo advogado também se torna um gestor. Mesmo que a capacitação formal do advogado não inclua uma preparação em habilidades interpessoais ou em ferramentas de gestão, o advogado que empreende ou assume a responsabilidade por um setor assume inerentemente as funções de liderança e gestão, sendo estas indissociáveis. Cabe então, em algum momento da carreira, aprimorar competências neste campo.

Gerir exige boa capacidade de definir desafios factíveis, identificar problemas, analisar, priorizar, sintetizar e convencer a equipe do método, do caminho para atingir as metas, sem que para alcançar os resultados desejados, seja necessário alguma prática incorreta, desrespeitosa ou antiética. A liderança guiada por fatos e dados, estabelece uma cultura de gestão forte, onde o foco é no aprendizado organizacional.

Essas características são essenciais para um advogado gestor. Os clientes estão cada vez mais exigentes e a concorrência cada vez maior. Para continuar produtivo e sobreviver a competição, é essencial observar as práticas de gestão da equipe e o desenvolvimento do sistema de gestão da organização. O que a Newmark aprendeu na caminhada de suporte a escritórios de advocacia é que muitos advogados são em essência bons empreeededores e bons líderes, precisando apenas evoluir no método gerencial, pois muitas vezes agem com a intuição e não baseados em fatos e dados. Utilizam esporadicamente alguma prática de gestão, seja de planejamento ou de controle, mas não conseguem conectar todas as ações a um sitema, permitindo a evolução e o aprendizado.

No entanto, é possível desenvolver estas habilidades e o domínio do método. Há uma "curva de aprendizado" das pessoas e da organização, mas constância de propósito e foco contribuem para uma curva mais "acentuada". A própria implantação do método através da consultoria é um processo educacional, dando ritmo ao processo. É comum em um primeiro ciclo de planejamento que os advogados não tenham pleno domínio dos seus resultados, mas já em seu segundo ano de implantação, tenham aprendido e evoluído a outro patamar sem tanto esforço, e passem a ter o domínio dos históricos da empresa e das áreas. Os momentos com a consultoria de análise, de definição de metas, de apresentação de resultados, são momentos de estudo e logo os números vão direcionando as reflexões e as ações, e a implantação do método vai se consolidando como um modelo mental, pautando as decisões. Em 3 ou 4 anos - esse tempo varia de acordo com a disciplina do grupo no método - a capacidade gerencial de um advogado se desenvolve razoavelmente, e neste horizonte temporal já vimos muitos se tornarem experts, exímios gestores.

Sendo assim, o próprio método já é um ótimo caminho de aprendizado, suficiente para alguns. Para os que se identificam com a área ou percebem a necessidade de investir mais no desenvolvimento de habilidades interpessoais ou ferramentas complementares, há uma enorme variedade de ofertas no mercado. Importante destacar que nem sempre os cursos são bons, agregam novos conhecimentos e potencializam aprendizado. Há muita oferta, mas muito marketing, experiências pouco práticas e sem conexão real com a prática. Recomendamos uma boa pesquisa e análise antes de se escolher. Há casos que a melhor oferta está fora do país.

A Newmark vivenciou e vivencia diversas experiências de desenvolvimento do domínio do método por parte dos gestores em organizações . Nos escritórios de advocacia, tal prática se apresentou como excelente instrumento e uma das razões para excelentes resultados. Após a leitura deste material, reflitam entre os sócios e demais líderes da organização a potencialidade da adoção destas recomendações. Analisem ponto a ponto cuidadosamente e compreendam que cada palavra tem um sentido baseado em experiência e evidências. O aprendizado é uma característica da humanidade e aprender em grupo gera resultados ainda maiores.

Um forte abraço e até a próxima leitura. Newmark | Educar para a excelência.

 
Leonardo Mello