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Conteúdos da Newmark

O envolvimento e a transparência com a equipe como estratégia de desenvolvimento e compromisso com a organização

 
  • Transparência traz comprometimento das novas gerações

  • Comprometimento diminui a rotatividade

  • Reter talentos é condição para desenvolvimento de escalões para o crescimento

  • Mais compromisso, mais foco no resultado

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Uma dúvida comum a boa parte dos empresários, independente do setor, é se devem abrir os números do negócio para parte ou para todos os colaboradores da empresa. Sempre que somos consultados sobre esta temática defendemos de forma muito convicta a importância de uma gestão transparente.

A transparência com os números além de facilitar um trabalho de gestão focado em resultados, compromete a equipe, e em muitos casos se apresenta como uma estratégia de retenção de talentos e diminuição da rotatividade, quando o colaborador percebe que faz parte de um todo e pode crescer junto com o negócio.

Este tipo de cenário descrito é comum em escritórios de advocacia. Alguns possuem a gestão muito centralizada e envolvem pouco as equipes. As consequências sao sempre negativas e o baixo compromisso do advogado, jovem ou mais sênior, costuma logo se revelar. Boa parte do turn over nos escritórios tem como causa a falta de uma gestão que envolva, que deixe claro que o escritório cresce quando todos crescem, mesmo com alguns parâmetros específicos. Não é proibido que a regra do jogo premie quem está a mais tempo dando resultados, quem captou clientes ou quem lidera uma área. Mas é condição sine quo non a transparência nos critérios.

Os escritórios que desenvolveram um sistema de remuneração variável e participação nos resultados, construiram modelos simples, mas altamente engajadores. A estruturação do sistema de gestão forma a base para a definição objetiva de critérios e medição de resultados. Muitos definiram modelos onde o cumprimento de indicadores da qualidade (% de cumprimento de prazos, % de execução dos planos de ação, % de reuniões mensais com os clientes) se tornaram pré-requisitos e ponderam com os resultados financeiros (reajuste de contratos, receita, redução de despesas).

O envolvimento traz o foco para a gestão da área como um negócio, motivando o advogado líder a perceber a importância de tratar suas atividades com a perspectiva de dono, compreendendo a necessidade de atender às necessidades de clientes internos e externos. A compreensão traz ganhos imediatos e a apropriação necessária para a contribuição com melhorias e novos planejamentos. Os colaboradores da equipe também participam e são formados na cultura de gestão.

A gestão à vista é um componente importante deste processo de transparência. É bem verdade que a decoração costuma ser valorizada em escritórios e nem sempre quadros com planilhas e números são adornos elegantes, mas com um toque de beleza é possível elaborar quadros bonitos, grandes ou pequenos ou colocar TVs. É importante lembrar que normalmente os clientes são atendidos em salas de reuniões específicas e não no meio das báias de trabalho. Além disso, ter um sistema de gestão que valoriza a qualidade e a produtividade pode ser um ótimo referencial para os clientes que também valorizam o método.

A realização de reuniões de apresentação de resultados (RAR) também são um ótimo momento tanto para os líderes conhecerem o resultado de outras áreas, quanto para as equipes. Duas estratégias que são recomendadas é que a reunião ocorra com a participação senão de todas, mas de um grupo de áreas, para que os pares se vejam e reconheçam as práticas das outras, por vezes fornecedoras ou clientes internas, assim como levar à reunião representantes das equipes. Tomando como base que a reunião terá a participação dos sócios, dos líderes, nem sempre é viável levar toda a equipe, mas sempre que possível, mesmo em esquema de revezamento, levar um advogado ou até mesmo um estagiário para a reunião pode ser uma experiência muito positiva. Neste caso, também conhecemos práticas onde em uma frequência menor, trimestral ou semestral, se faz uma reunião maior com a presença de todos, com uma pauta mais generalista sobre o resultado e outros elementos da identidade do negócio.

Não há crescimento sustentável sem a satisfação equilibrada de clientes, acionistas e colaboradores. A prosperidade é um desejo de todos os seres humanos e motor para o desenvolvimento econômico das organizações. Quando há transparência nas regras e certeza na justiça dos critérios adotados, todas as etapas para implantação e evolução de uma sistema de gestão pautados pelo resultado podem ser seguidas com serenidade, pois os números demonstraram a realidade e as potencialidades da equipe.

A Newmark vivenciou e vivencia diversas experiências onde foram debatidos a importância da transparência dos resultados. Nos escritórios de advocacia, tal prática se apresentou como um excelente instrumento e uma das razões para excelentes resultados. Após a leitura deste material, reflitam entre os sócios e demais líderes da organização a potencialidade da adoção destas recomendações. Analisem ponto a ponto cuidadosamente e compreendam que cada palavra tem um sentido baseado em experiência e evidências. O aprendizado é uma característica da humanidade e aprender em grupo gera resultados ainda maiores.

Um forte abraço e até a próxima leitura. Newmark | Educar para a excelência.

 
Leonardo Mello