Conhecimento técnico como pilar
Os três fatores de sucesso
Bons planos dependem de conhecimento do segmento
O comportamento do mercado na busca pelo serviço de advocacia
A necessidade de investir em conhecimento considerando os cenários futuros
Para aprofundar: solicite BIBLIOTECA sobre o tema. Textos do Verdadeiro Poder, do professor Vicente Falconi.
Segundo o professor Vicente Falconi, não há como construir uma organização sem o desenvolvimento e o fortalecimento de três fatores: (1) liderança (2) conhecimento técnico do negócio (3) capacidade de gestão.
Não adiantará ter o suporte de uma boa consultoria de gestão e depositar toda a responsabilidade em um bom ferramental de planejamento, monitoramento, tratamento de desvios, se a qualidade dos planos ou da definição do que monitorar não estiverem boas. Em boa parte dos casos, planos que não conduziram a bons resultados não falharam porque faltou capacidade de gestão e, sim capacidade técnica, conhecimento sobre o processo, sobre o produto ou sobre o mercado.
No mercado de advocacia é essencial que quem esteja manejando o negócio tenha profundo conhecimento sobre sua área técnica e também esteja antenado as tendências. O mercado de advocacia vivencis uma transformação intensa nos últimos anos, muito dinâmica e veloz. Não basta ter o domínio das leis, é preciso ter uma visão ampla do caminho que o mercado está tomando, caso contrário todos os planos já nascerão natimortos, caducos, anacrônicos e padecerão em profundos fracassos.
Há muitos escritórios novos e outros já maduros no mercado, apostando fortemente em automação de processos e tecnologias de Business inteligence. Os escritórios que não compreenderem o processo histórico do segmento ficarão para trás e perderão espaço irrecuperável. Ser antigo no mercado não é e nunca deve ser sinônimo de lentidão ou conservadorismo. Em nossa experiência, observamos muitos escritórios que acompanharam as tendências e produziram verdadeiras revoluções.
Investir em conhecimento, em aprendizado do processo é portanto uma fronteira inerente ao mercado de advocacia. Somente especialistas na técnica e no processo se manterão competitivos. Sem conhecimento técnico, o método de gestão terá baixa efetividade. A liderança precisa perceber e encabeçar este caminho de aprendizado. O futuro dos negócios de serviço, dependerá fundamentalmente da capacidade de gestão do conhecimento.
A Newmark vivenciou e vivencia diversas experiências de implantação do método onde o conhecimento técnico contribuiu para sucessos ou fracassos. Nos escritórios de advocacia onde se investiu fortemente em conhecimento sobre a área e o mercado, os resultados da implantação do método de gestão foram potencializados. Após a leitura deste material, reflitam entre os sócios e demais líderes da organização a potencialidade da adoção destas recomendações. Analisem ponto a ponto cuidadosamente e compreendam que cada palavra tem um sentido baseado em experiência e evidências. O aprendizado é uma característica da humanidade e aprender em grupo gera resultados ainda maiores.
Um forte abraço e até a próxima leitura. Newmark | Educar para a excelência.