Newmark

View Original

A crença no processo e o patrocínio disciplinado na implantação de um sistema de gestão

  • A importância do apoio da liderança para o sucesso

  • A crença nos benefícios precisam estar firmes

  • O apoio precisa ser materializado na priorização da agenda e na constância de propósito

  • Há momentos chaves de participação, onde uma participação efetiva garante o efeito desejado

  • É necessário compreender que o processo de implantação de uma cultura de gestão é uma caminhada longa, com princípio, meio e sem fim.

Para aprofundar: solicite BIBLIOTECA: Resenha do livro Esculpindo Líderes, Resenha de capítulo do livro "Os 7 hábitos dos executivos altamente eficazes", artigo da Havard Business Scholl.

Não é lugar comum: o apoio da liderança é fundamental para o sucesso da implantação de uma cultura de gestão. É extremamente interessante a correlação entre o perfil da liderança e os traços de identidade da organização, salvo raríssimas exceções. Apoio significa não apenas investir na contratação de um serviço de consultoria para implantar o método, mas também a crença demonstrada em prioridade de agenda e dedicação ao assunto. Sem isso, é impossível ter sucesso em qualquer esforço desta natureza.

Para bater metas, a organização precisa de líderes. Líderes que direcionem as equipes para o resultado, que gerenciem o caminho, cumprindo todas as etapas do método com o máximo de eficiência e eficácia possível. Ora, se essa é a essência da função de um líder, e não apenas alegoria carismática, não há alternativas ao bom líder, que não seja gerir bem o seu dia a dia. Também não adianta concordar com estas idéias e não colocá-las em prática. O fim é o mesmo, a mais pura materialização da incompetência.

Para tanto, além da crença, é mister a ação. A ação exige duas premissas: constância de propósito e disciplina. Estas sempre foram vantagens competitivas dos orientais, focados e disciplinados na vida e no trabalho. Não a toa, Japão, Coreia do Sul, Taiwan, China, mostram ao mundo economias pujantes e fortemente alicerçadas não na abundância de recursos naturais, mas sim na produtividade, na capacidade de fazer mais com menos.

Constância de propósito significa perceber a necessidade de continuidade no processo, perceber que o domínio do método por todos da organização requer tempo é uma curva de aprendizado. Somente a soma dos dias bem aproveitados , produtivos, potencializarão as competências em obter mais resultados com menos recursos. Significa também, passar um bom tempo acreditando no caminho, sem ser inflexível, sem estar fechado a inovações, mas consciente que independente da rota o norte está claro.

Disciplina significa respeitar o método. É comum querer pular ou abreviar etapas, ser possuído pela soberba, acreditar que mecanismos simples são burocráticos e não tão contributivos, mas se trata de um ledo engano é nossa experiência comprova a importância de cada etapa, por simples que seja, na contabilização de melhorias incrementais, mas contínuas na gestão do dia a dia. O bom gestor, prima pela dedicação de tempo ao planejamento, pela análise dos problemas, pela construção de um bom plano de ação, pelo respeito ao que foi pactuado e cobra a execução de cada ação conforme combinado, no prazo planejado. Líderes displinados entregam resultados díspares, onde somente os detalhes justificam os feitos.

É bem verdade também, que o tempo do líder é escasso. Não seríamos românticos ao ponto de contribuir com os engodos imagéticos que alguns livros e teoremas trazem para as salas de aula, para os trenamentos, e acabam por prejudicar a boa compreensão e debates sobre o verdadeiro dia a dia dos gestores. Contudo, nossa experiência mostra que a participação do líder pode e deve ser situacional, de acordo com a necessidade de aproximação e em momentos chaves, catalisadores do processo de gestão.

A participação nas discussões de planejamento, na validação/pactuação das metas, nas Reuniões de Apresentação de Resultados são momentos chaves para a consolidação da formação cultural de resultados. Mesmo pontual,são momentos estratégicos do processo, com potencial de contribuição imenso e o coerentes com os princípios de direção e delegação, garantindo o patrocínio necessário e dando empoderamento a equipe para o resultado. Estes são os momentos cruciais, onde advogados líderes não devem abrir mão e priorizar o que acreditam, o que consideram importante para evolução da gestão em seus negócios.

Os escritórios com lideranças adequadas a este perfil, que com constância de propósito e displina, se mantiveram por alguns anos convergindo energia e esforços para a implantação do método, obtiveram amadurecimento visível, quase sempre refletidos em resultados acima da média. O próprio mercado jurídico, em Pernambuco, cresceu acima da média de seu histórico e seus vizinhos, comprovando que a caminhada é longa, com princípio, meio e aprendizados infinitos.

A Newmark vivenciou e vivencia diversas experiências de implantação do método, com sucesso ou fracasso. Nos escritórios de advocacia, o perfil e o evolvimento dos líderes se apresentou como uma das razões para excelentes resultados. Após a leitura deste material, reflitam entre os sócios e demais líderes da organização a potencialidade da adoção destas recomendações. Analisem ponto a ponto cuidadosamente e compreendam que cada palavra tem um sentido baseado em experiência e evidências. O aprendizado é uma característica da humanidade e aprender em grupo gera resultados ainda maiores.

Um forte abraço e até a próxima leitura. Newmark | Educar para a excelência.